Quem sou eu

Este blog existe há mais de dois anos. Fazendo uma pequena volta no tempo, vejo que o primeiro post foi em janeiro de 2014.

Desde o início, foi anônimo. Nunca tive a intenção de “dar as caras”. Na verdade, o objetivo era exatamente o oposto – queria que, quem acabasse por aqui, encontrasse maior neutralidade possível e não fizesse associação nenhuma para não gerar preconceitos – ou, cabendo melhor aqui, pré-conceitos. Queria que, quem lesse, lesse independente da pessoa que escreve. Sem associações de gênero, de idade, de crenças. De nada.

Porém, muita coisa mudou. Eu já não concordo com muitas coisas que estão escritas enquanto ainda concordo com outras tantas. Então como seria possível manter a neutralidade e, principalmente, manter o blog constante se eu mesma (que escrevia e escrevo) sou o oposto dessas duas palavras?

Manter o blog anônimo, constante (nas ideias) e neutro (nas opiniões) implicaria negar o que sou. Não sou neutra, não sou constante e, principalmente, não sou anônima. Mas não só isso – não falo apenas de mim. A frase certa seria: não somos neutros, não somos constantes e não somos anônimos.

E tentar manter-se nessa redoma de vidro e protegidos do envolvimento não nos fará ser o que somos. Só nos manterá presos em nós mesmos.

E era assim que eu estava – fragmentada em várias Marianas (prazer, Mariana), tentando equilibrar os pratos e deixando todos caírem ao mesmo tempo. Isto porque, embora realmente existam muitas Marianas (e Milenas, Pedros, Carolinas e tantos outros) dentro de mim (e de nós), todas elas estão dentro de mim, e não o contrário. Há dezenas de fragmentos dentro de uma mesma Mariana, e não uma Mariana fragmentada em mil pedaços.

Prazer, Mariana(s).

DSC02503

 

“Não enxergava nenhum caminho por onde pudesse escapar daquilo que tanto temia (…) Falava comigo mesmo como se falasse com uma criança assustada, mas a criança não me ouvia, fugia dali, queria viver” – Hermann Hesse, O Lobo da Estepe

 

 

Deixe um comentário

